quarta-feira, 22 de junho de 2011

A verdade sobre os Plásticos


Os plásticos são um problema gigantesco. Seu processo produtivo, além de altamente tóxico, tem um alto gasto energético. Muito poucos plásticos são recicláveis, a não ser que você os reutilize em casa com outra função. Mas atenção, nem todos eles podem ser usados para guardar alimentos. Essa substância não se decompõe e se queimado, ou incinerado como é correto falar, 90% do material permanece como resíduo tóxico.
Há suspeitas que alguns tipos de plásticos possam ser responsáveis por diversos problemas de saúde. Os plásticos flexíveis liberam na amosfera e nos alimentos compostos orgânicos voláteis nocivos. Os sais de ácido ftálico são elementos que conferem flexibilidade aos plásticos e já foram relacionados a casos de câncer, deficiências reprodutivas, endometriose e deficiências congênitas. Além de alguns compostos dos plásticos estarem associados a dores de cabeça, depressão, irritação e danos ao sistema respiratório.

Sabendo disso, não custa tomar algumas atitudes que, se não nos beneficiarem diretamente preservando sua saúde (vai que você não acredite no que eu escrevi acima) poderão preservar o meio ambiente diminuindo a montanha de lixo produzida diariamente.


Vamos lá então. Faça uma estimativa de quanto plástico você utiliza na sua casa e tenha como meta diminuir, gradativamente, cada uma dessas peças plásticas. Comece devagar e você verá que o plástico pode ser substituido, ao menos, no uso corriqueiro.

* Armazene alimentos em vidros, louça ou inox.
* Use papel manteiga ou celofane para embrulhar alimentos.
* Se possível use sacos de papel em substituição aos de plásticos.
* Se você realmente utiliza as sacolinhas plásticas de mercado para embrulhar seu lixo aproveite-a ao máximo e mesmo assim separe seu lixo.
* Se possível limite o uso de latas com revestimento plástico, porém não compre latas amassadas.
* Compre plásticos que possam ser reciclados. Os fabricantes colocam de forma visível um selo ou etiqueta indicando a possibilidade de reciclagem.

Tem mais ....

*  Ao aquecer um alimento no microondas procure fazê-lo em recipientes de vidro. As ondas do "micro" transferem substâncias nocivas do plástico aos alimentos durante o aquecimento. Alimentos com mais gordura transferem com maior facilidade.
*  Compre alimentos a quilo e não pré-embalado com plástico.
*  Plásticos desgastados, rasgados, amassados facilitam a passagem de substâncias tóxicas ao alimento.
* Água muito quente e lava - louças aumentam a chance do contato do alimento com as substâncias tóxicas.

Comece por aqui e você estará cuidando melhor de si, dos seus e do meio ambiente. Mãos a obra. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário