segunda-feira, 6 de junho de 2011

" Quanto vale um raio de sol?"

Na revista Cláudia deste mês saiu uma pequena reportagem intitulada: Quanto vale um raio de sol?  Achei muito interessante e resolvi trazê-la para cá. Não irei escrevê-la na íntegra pois ela se alonga. Então ai vai a síntese do que li e achei interesssante.

" Todos os dias, o sol envia para a Terra 10 mil vezes mais energia do que a humanidade consome. Transformar a luz da nossa estrela maior em eletricidade é uma tarefa complexa e cara (ainda), o que faz essa forma de energia ser muito pouco utilizada no mundo todo. O trabalho da FÍSICA GAÚCHA, IZETE ZANESCO, da Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pode mudar essa realidade no Brasil. Em parceria com a físico Adriano Moehlecke, ela desenvolveu uma tecnologia nacional, eficiente e barata para transformar energia solar em elétrica: os módulos fotovoltaicos. Eles são compostos por células fotoelétricas fabricadas com silício, mesmo material semicondutor usado nos chips dos computadores. ( .... ) as células são agrupadas em painéis ou módulos do tamanho variável, conforme a necessidade. A energia gerada não causa nenhum tipo de poluição e pode ser usada na hora ou armazenada em baterias, para ser utulizada à noite ou em dias nublados ou de muita chuva. Em uma minifábrica montada na universidade, Izete e sua equipe produziram 200 desses painés solares. "Entregamos o produto pronto. As empresas só terão que colocá-lo para funcionar", comemora a física. Trata-se de uma das raras vezes em que uma instituição acadêmica participa da pesquisa, do desenvolvimento e da fabricação. " A ideia agora é atrair investimentos para lançar as bases de uma indústria nacional de células solares". diz Izete Zanesco."

Pronto. Aqui está mais uma informação para que a gente se mantenha atualizado e perceba que muitas tecnologias e estudos da ciência brasileira valem a pena e, principalmente que temos no nosso país ujm ótimo potencial humano para o desenvolvimento dessas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário