terça-feira, 14 de junho de 2011

Agrotóxicos no Brasil!!




Na revista Cláudia deste mês, junho, uma longa reportagem sobre Agrotóxicos no Brasil.
Pasmem, somos campeões no uso destes pesticidas.
O estudo foi feito em Lucas do Rio Verde (MT), a 350 quilômetros de Cuiabá (estive nesta cidade em 2003). Uma das cidades com melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e com apenas 22 anos cresceu e desenvolveu como uma das maiores produtoras de soja e milho e enriqueceu com o uso de agrotóxicos.
Segundo o estudo, que analisou o leite materno de 62 mães doadoras detectou em todas as amostras algum tipo de veneno incluindo um derivado do DDT, banido no Brasil em 1985 pelo alto grau de toxicidade. Na verdade este é apenas uma parte de um estudo realizado em todo o estado de Goiás. Nesta cidade o trabalho com o leite materno foi iniciado após um acidente com um avião pulverizador. Proibido na União Européia porém largamente utilizado no Brasil, este tipo de pulverização ameaça espalhar-se por animais e populações vizinhas. Em Lucas do Rio Verde um acidente com um desses aviões espalhou uma nuvem de veneno no ar, queimou chácaras, hortaliças, atingiu nascentes e causou um surto de vômito e diarréia.

 “Uma pessoa exposta à toxicidade excessiva por meses e anos pode sofrer diminuição na acuidade visual e auditiva, distúrbios neurológicos e desenvolver câncer ou doença de Parkinson.” O sistema endócrino enfrentaria panes, alterações de insulina ou nos hormônios da tireóide.

A Anvisa encontrou alimentos com defensivos em excesso. Os mais comprometidos:

80% Pimentão
56,7% Uva
54,8% Pimentão
50,8% Morango
44,2 % Couve
44,1% Abacaxi
38,8 % Mamão
32,6% Tomate
27,2% Arroz
24,8% Cenoura


O que fazer então???

“ ESCOLHA PRODUTOS LOCAIS. Os importados recebem mais produtos químicos para suportar as viagens.

PREFIRA os da época. As frutas só sobrevivem além da estação se receberem carga extra de agrotóxicos.

FECHE os olhos para a beleza. Legumes e frutas grandes e fotogênicos são obra de defensivos agrícolas e fertilizantes químicos.

LAVE com esponja e água corrente. Parte dos venenos sai com a higienização. Os que entraram pela seiva, porém, permanecem.

DESCASQUE os alimentos.

Considerando o exposto aqui devemos analisar que existem necessidades produtivas intensas em todos os cantos deste planeta. Existem alguns defensivos biológicos que poderão substituir os químicos atuais porém esta transição ocorrerá a médio prazo. Essa ainda é uma jornada longa e que irá promover inúmeros debates e diferentes opiniões. Fique ligado(a)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário