sábado, 18 de junho de 2011

Na hora de comprar quem manda no seu dinheiro é você


Nunca esqueça disso. Na hora de comprar quem deve escolher a quantidade, qualidade e tudo o mais é você.  Hoje o consumismo está quase no topo dos causadores dos problemas ambientais.
É claro que todos nós precisamos consumir.  Mas consumismo já é um problema e é algo bem diferente. Por isso, deixando de fora os sermões e diagnósticos já feitos pelos outros e, diga-se de passagem, corretamente feitos, vamos ao que interessa. O que você deve fazer na hora de decidir ......

Comprar ou não? Eis a questão....

* Se você for fazer uma compra grande vá com tempo. Nada de pressa e não se deixe persuadir por vendedores insistente. Se não tem certeza volte outro dia.

* Muitos produtos tem, do ponto de vista ecológico maior conveniência porém são mais caros. Analise a durabilidade do mesmo. Isso é o mais correto.

* Escolha sempre produtos feitos com recursos naturais renováveis.

* Diga não aos produtos descartáveis. Eles aumentam demais a quantidade de lixo, tem pouca durabilidade e demandam uma retirada intensa de rescursos naturais. Sem contar no custo ambiental da sua produção.

* Na hora dos alimentos, busque sempre alimentos da safra e da sua região. Transportar alimentos de longe demanda produção de gases do efeito estufa e o uso exagerado de conservantes e outras substâncias tóxicas.



* Se puder optar por produtos naturais e orgânicos, ganham você e o meio ambiente.

*  Embalagem em excesso não é nada imteligente. Boicote produtos com diversas embalagens e desproporcionais ao tamanho do produto.

* Não se deixe levar por promoções do tipo dois-pelo-preço-de-um. Se não precisar do produto, não compre.

* Ahhhh, e na hora que for ao mercado, faça como a "mocinha bonitinha" da foto acima. Leve uma lista com o que você está precisando e vá direto "ao assunto".  Passear no supermercado sempre custa vários reais a mais e sem contar que " Lugar de ser feliz não é supermercado". Como diz Zeca Baleiro!!!!

Todos devemos ficar atentos àquele tipo de propaganda que liga o nosso sucesso pessoal a ter ou não deterinado produto. A intenção de quem pensa uma propaganda é vender. Independente de qualquer coisa. Quem deve ter o poder de decisão e reconhecimento da necessidade real somos nós.

Consumismo está fora de moda!

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário