quarta-feira, 1 de junho de 2011

Salvar o Planeta?

Pois não é que hoje aconteceu uma coisa muito engraçada. Estava iniciando uma aula sobre vegetais no EM da escola que trabalho e, como sempre, procuro conversar com eles a respeito do que eles sabe sobre o assunto. A questão era a necessidade de argumentar a favor da preservação das matas. Durante as argumentações a respeito de cadeia alimentar, uma aluna minha disse algo muito importante. Não lembro exatamente suas palavras mais foi algo assim.
" - Quando falamos em preservação do planeta nos esquecemos que "ele" não precisa dos seres humanos aqui em cima. Quem é dependente nesta história toda somos nós. Nós é que dependemos dos outros seres vivos. Deveríamos falar em preservação do homem e não do planeta."

Pois não é que é verdade. Quem precisa de quem afinal? Acredito imensamente que se colocarmos nossa visão neste foco iremos perceber a necessidade que o ser humano tem em mudar seus hábitos pois a nossa sobrevivência com qualidade de vida depende integralmente da sobrevivência com qualidade dos demais seres e ecossitemas.
Resolvi colocarn aqui uma trecho do material que estou lendo para minha pós. Boa leitura.

" Com metade da humanidade vivendo abaixo da linha de pobreza, já se consomem 25% a mais do que a Terra consegue renovar. O perigo não atinge apenas as nações pobres. Se a economia global continuar se apoiando sobre o uso de combustíveis fósseis, o equilíbrio climático do planeta inteiro será afetado, como
advertiram os cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). "


http://www.youtube.com/watch?v=VkZtKqFo3f4

Vale a pena! Quatro minutinhos beeeem importantes.
Teria um milhão de coisas para acrescentar mas prometi ser sucinta e escrever um pouco por vez. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário