domingo, 3 de julho de 2011

Iluminação

Mesmo representando apenas 5% dos gastos com energia numa casa convencional seu consumo pode ser facilmente reduzido. Comece abrindo sua casa para que a maior fonte de energia gratuita dada pela natureza entre: o sol.  Claro que neste frio falar em abrir a casa soa estranho, mas me refiro, é óbviu, a abrir apenas as persianas. E mesmo no inveno é fundamental arejar a casa. Esse simples gesto diminui muito a quantidade de umidade, vírus e bolores dentro de casa.

Algumas tecnologias de baixo consumo e vida útil longa contribuem muito na sua vida.

* Paredes internas claras e espelhos refletem melhor a luz natural, especialmente em ambiente escuros e menores.

* Janelas maiores, portas envidraçadas e janelas mais altas que largas, voltadas para o lado norte da sua casa tornam mais eficiente o aproveitamento da luz solar.

* Instale clarabóias em cantos escuros como corredores e cantos escuros com pouca iluminação. Para evitar calor excessivo no verão cubra-as em horários extremos de sol.

* Uma opção barata e eficiente às clarabóias, são os tubos solares. Eles concentram e refletem a luz solar por meio de um difusor. A luz gerada é equivalente a 100 watts. O tubo solar perde menos calor que a clarabóia e pode ser equipado com exaustor e uma lâmpada para os períodos noturnos.



Que tipo de iluminação usar? Qual a melhor lâmpada para cada local da sua casa? Na próxima postagem algumas ideias ..... Até lá!

Um comentário: