sábado, 30 de julho de 2011

Árvores, árvores e mais árvores ..... no inverno???


Pois bem. Esse é um assunto que me encanta. Desde pequena amo elas. A sensação de estar entre elas é uma coisa que não consigo explicar muito bem. Indescritível .....
Mas vamos ao prático. Ter em casa ou mesmo uma cidade arborizada é algo que além de útil, é bonito e valoriza o local.
É claro que o ciclo de vida de uma árvore vai depender da sua espécie, do local e das condições em geral próximo a ela.
Aí vão algumas dicas e ideias para quem as quer um pouco mais próximo e não sabe bem como.

* Se você tem um pouco de medo de incêndios não plante árvores como o eucalipto que contém níveis elevados de óleos voláteis.

* Pesquise sobre a  altura máxima e os hábitos das árvores que você quer plantar. Cuide da fiação da rua se por acaso você for plantá-la próximo à calçada. As floriculturas, livros e sites especializados apresentam estes dados.

* Algumas árvores possuem suas raízes muito longas e com uma grande capacidade em aterrar-se profundamente. Evite-as. As tubulações hidráulicas da sua casa e a dos vizinhos agradecem.

* Se você já possui na sua casa árvores e elas precisam ser podadas observe se não há necessidade de autorização dos órgãso públicos. Parece chato mas tornou-se necessário devido ao mal uso das podas.  Ahhhh e se você observar uma poda muito drástica feita nas árvores da calçada feita pelos próprios órgãos públicos não tenha receio de denunciar. Lembre: Árvores precisam de folhas para a fotossíntese, tirá-las completamente compromete o desenvolvimento destes seres. A não ser que sejam árvores decíduas.

* A cada inverno, quando as árvores decíduas (aquelas que perdem as folhas no inverno) estão sem folhas, procure sinal de broca, plantas trepadeiras invasoras ou ramos quebrados.

* Gravetos mortos nas pontas dos galhos indicam problemas com as raízes da árvore.

* Seguem postagens sobre "Como plantar uma árvore" e "Como conviver com uma árvore adulta."

Casas em ruas arborizadas são mais valorizadas: vendem mais rápido e geralmente tem o preço mais alto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário