segunda-feira, 25 de julho de 2011

Um pouco sobre agricultura já que hoje é o dia do agricultor ;;;;

Aproveitando que hoje, dia 25 de julho é o dia do agricultor resolvi procurar algo e escrever sobre ela, a agricultura .....
Então, vamos direto ao que interessa.
Em 2009 a FAO ( Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação)  divulgou um relatório afirmando que o número de famintos no mundo havia crescido pela primeira vez desde a Revolução Verde. Hoje há 852 milhõe de seres humanos subnutridos - 18 milhões a mais do que há cinco anos atrás. Pense bem. Vocês bem lembram que a Revolução Verde teria surgido com o intuito de acabar com a fome e a miséria no mundo?!!!
Afinal de contas, qual parte da história não nos foi contada?

Sabemos hoje que nosso modelo do agronegócio não é sustentável: solo pobre, necessita de muita água para a irrigação, a produtividade cai a cada ano, as plantas precisam de mais adubos e fertilizantes, surgem transgênicos que resistem mais à aplicação de agrotóxicos .....

Mas será que queremos ou precisamos de mais alimentos capazes de aguentar mais agrotóxicos ainda?

Uma coisa é certa, o que houver no solo será absorvido pela planta, transformado em carboidratos e transferidos, direta ou indiretmente, para quem a ingere, ou seja, nós mesmos.

Há solução?  Sim, claro que sim. Comprar produtos orgânicos de produtores idônios. Mesmo com preços um pouco acima do demais, conforme o consumo aumentar os produtores terão um incentivo para continuar com seu trabalho e o preço dos produtos tenderão a cair. Ou seja, nós todos podemos auxiliar nesta pequena luta.  

Se mais pessoas passarem a consumir alimentos orgânicos, certamente mais pessoas passarão a cultivar e terão mais faclidade no transporte, distribuição e comercialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário