quinta-feira, 28 de julho de 2011

Desperdício de Alimentos e Meio Ambiente!


Difícil atualmente alguém ainda não conseguir relacionar o desperdício de alimentos com a preservação do meio ambiente. Você sabia que o Brasil produz 26% acima da necessidade de alimentos que cada brasileiro precisa?  Pois é, e não valorizamos cascas, folhas e talos, quando temos à disposição uma riqueza de nutrientes e variedades alimentares.

O desperdício de algumas partes dos alimentos tem mais a ver com história e “moda”, ou conveniência do que por necessidade. Os agrotóxicos atualmente não ficam apenas nas cascas se esse foi seu pensamento. Eles também acabam fazendo parte do legume, fruta ou verdura que você come. Por isso prefira sempre alimentos orgânicos e evite jogar fora suas cascas, talos e folhas.

O meio ambiente agradece pois o aproveitamento integral dos alimentos tem como resultado uma enorme redução do lixo orgânico já que , pasmem, 60% do lixo nacional é composto por comida. Esse tipo de lixo gera um líquido escuro e mal cheiroso que polui córregos, lençóis freáticos e torna terras inférteis para a plantação. Além disso, estes restos liberam um gás, o metano, que colabora com o aumento do efeito estufa e consequentemente com alterações climáticas. 

Na hora de comprar alimentos prefira os da época.  Lave bem os alimentos com uma solução de hipoclorito de sódio (uma colher de sopa para um litro de água) e busque receitas que aproveitem cascas, folhas e talos de alimentos.

FAROFA RICA

Ingredientes:

1 xícara de chá de casca de chuchu
2 cascas de banana nanica
½ xícara de chá de talos de verduras diversas.
2 colheres de sopa de cebola picada.
1 dente de alho
3 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de toucinho
½ tablete de caldo de galinha
Colorau a gosto
2 xícaras de chá de farinha de mandioca.

Modo de preparo

Lave bem as cascas do chuchu e da banana e os talos em água corrente. Pique-os e reserve. Refogue as cebolas e o alho na margarina. Acrescente os talos e as cascas e refogue mais um pouco. Junte os demais ingredientes, acrescente a farinha de mandioca por último. Misture bem para a farinha incorporar o refogado e os temperos. Dica: podem ser usados talos de agrião, salsa, etc ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário