domingo, 3 de julho de 2011

Que tipo de iluminação usar?


Lâmpadas incandescentes são aquelas redondinhas  e que emitem luz amarelada.  Pois é, essas mesmas. Mais baratinhas, aquecem muio mais o ambiente, tem durabilidade bem menor e gasto energético bem maior. Elas são boas para locais pequenos e que você não costuma usar por tempo prolongado, como banheiros ou despensas.


Lâmpadas halógenas são aquelas que emitem uma luz radiante. Podem iluminar uma área de trabalho ou obra de arte. São mais caras porém com muita durabilidade. Não são eficientes para áreas amplas pois  emitem foco direcionado e  concentrado. Por isso mesmo são usadas nos faróis de automóveis. 
Imagine que você irá precisar de seis lâmpadas destas para iluminar uma área em que uma única fluorescente daria conta. Além disso as de baixa voltagem precisam de um transformador que terão que ser encaixados nos espaços do teto. As de 240 volts não necessitam deste transformador porém são mais caras que os modelos de baixa tensão.


Use lâmpadas fluorescentes onde você precisa de luz por períodos prolongados - na cozinha e nas áreas de convívio. Na próxima vez que for trocar as lâmpadas experimente uma LFC. Substitua gradualmente todas as lâmpadas incandescentes nas áreas de uso mais intenso. Além disso procure lâmpadas LFC de duas partes: o encaixe e a lâmpada. Isso permite que você troque apenas a lâmpada.



Observe a tabela abaixo comparando a potência de uma lâmpada incandescente e uma lâmpada LFC e escolha aquela que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Potência da Lâmpada incandescente
Potência equivalente das LFCs
40
9-11
60
13-15
75
18-20
100
23-25
150
30-35


Compare e faça a escolha mais adequada às suas necessidades:

Tipo de iluminação
Custo de aquisição
Vida útil em horas
Custo de operação
Consumo de energia
Fluorescente
Médio
6.000 – 15.000
Baixo
Baixo
Halógena
Médio
2.000 – 4.000
Médio
Médio
Incandescente
Baixo
1.000 – 2.500
Alto
Alto


E para finalizar .....

Use lâmpadas com a meonor potência possível para o local. Maior potência significa maior gasto.

Sempre que sair de um cômodo da casa, é óbviu que você deve apagar as luzes.

* * Ao sair de casa desligue das tomadas todos os eletrodomésticos que puder. Em modo stand-by você gasta 15% a mais de energia. Faça o teste, eu fiz e não me arrependi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário