terça-feira, 9 de agosto de 2011

Uma cozinha eficiente ... GELADEIRA.

É muito engraçado me “ouvir falar” em cozinha. Nunca fui chegada aos dotes culinários. Mas a questão aqui é algo que gosto muito. Estratégias necessárias, eficientes e que todos nós podemos tomar para ter uma cozinha mais econômica, confortável e saudável.
Não preciso nem escrever aqui que a cozinha é um ambiente que gasta muita energia e água e, ainda por cima, produz uma grande quantidade de resíduos.
Selecionei algumas dicas para você economizar tudo isso e ainda por cima sair tranqüilo, ou um pouco mais tranqüilo em relação ao cuidado com o meio ambiente. Começando pela geladeria.
·         Na hora de comprar geladeiras e freezers opte por modelos econômicos. Isso lhe garantirá uma grande redução dos gastos a longo prazo.
·         Modelos mais antigos costumam gastar mais energia. Se você os tem cuide para mantê-lo bem regulado, com as borrachas de vedação sempre em dia e use-a corretamente. Porta aberta só quando necessário.
·         Lugar de geladeira não é próximo ao fogão ou diretamente sob o sol de uma janela, por exemplo. Oito a dez centímetros é a distância que a serpentina na parte de trás deve ficar da parede. Distâncias menores que essa  podem reduzir a eficiência em até 15%.


·         Ajuste o termostato para os seguintes níveis:  para as geladeiras, 3°C ou 4°C e para o freezer – 18°C a -15° C. Cada redução de 1°C pode aumentar o consumo em 5%.
·         Abra a porta da geladeira o menos possível. Para cada minuto que a geladeira fica aberta, ela leva três minutos para retornar à temperatura ideal.
·         Você sabia que vazia a geladeira conserva menos o frio? Ou seja, mantenha pelo menos 2/3 da geladeira ocupada. Alimentos conservam mais o frio que o ar. Por isso é importante escolher um tamanho adequado para a sua família na hora da compra.
·         As vedações da porta são importantes para o bom funcionamento da geladeira e diminuir o gasto energético. Para isso, feche a porta sobre uma folha de papel. Se conseguir puxar o papel com facilidade, é preciso apertar as dobradiças ou trocar as borrachas.
·         Degele o freezer a cada três meses, se o parelho não tiver degelo automático. Nunca deixe uma camada com mais de 5mm.
·         As serpentinas atrás da geladeira também precisam ser limpas, ao menos uma vez por ano.
·         Se você se ausentar de casa por um longo período esvazie a geladeira, desligue-a e deixe a porta aberta.
TECNOLOGIA GREENFREEZER
Até o final dos anos 80 os principais gases usados em geladeiras eram os clorofluorcarbonos, ou CFCs, que danificavam a camada de ozônio (aquela que nos protege dos raios UV do sol).
Depois vieram os hidrofluorcaobonetos (HCFs) e  hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs). Mas descobriu-se que esses gases também eram nocivos.
Com o auxílio de cientistas o Greenpeace desenvolveu uma tecnologia de refrigeração chamada Greenfreezer, que usa hidrocarbonetos naturais.
Mais de 100 milhões de parelhos Greenfreezer já foram vendidos no mundo, mas ainda não chegaram ao Brasil.

Próxima postagem será sobre o FOGÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário