terça-feira, 31 de maio de 2011

Quais serão os seus benefícios?

Levar uma vida mais simples, ecologicamene correta, digamos assim, só iria, como a própria ideia já diz, simplificar sua vida, reduzir seus gastos com compras e contas da casa sem contar na incalculável capacidade de ver nas pequenas coisas da vida a felicidade que tanto procuramos. Não, isso definitivamente não é um blog de auto ajuda. Não quero com isso ensinar uma"receita da felicidade" ... jamais .... quero apenas mostar com isso que muitas das nossa frustrações e tristezas estão ligadas sim com a imensa insatisfação que o consumismo nos traz.
Cada uma das dicas que apresentarei aqui estará beneficiando você e o meio ambiente - seja economizando energia e água (noooossa e como isso funciona pra quem paga essas contas no final do mês) como contribuindo para diminuir a poluição do ar  ou não sobrecarregando os aterros sanitários.

Por exemplo. Você já imaginou que o ar dentro da sua casa pode estar mais poluído que fora dela? Pois é. O arsenal de produtos químicos utilizados todos os dias pode estar causando essa situação. Mas nao vá ficando feliz não e pensando ...." - Aaaahhhh beleza, agora não preciso mais limpar minha casa ou ajudar minha mãe".  No way, honey. Limpeza e higiene são fundmentais e contribuir em casa com algumas atividades faz parte da famosa Ecologia Social. Pois é, ela existe sim.
Ma  enfim, a intenção aqui é fazer propaganda do BICARBONATO DE SODIO. Pois é, ele mesmo. Muito usado para cozinhar, ele pode ser utilizado para limpar fogões, dar aquele brilho na pia, desentupir encanamentos, desinfetar móveis e carpetes, remover manchas de lençóis e até para escovar os dentes (particularmente nunca o usei nessa última função).

Pois então, comece a pensar sobre e mãos a obra.

Bom, tudo tem que ter um início e uma razão ....

Pois então. Há muito queria iniciar alguma forma de comunicação com quem tenha interesse nas probemáticas ambientais. Como eu digo muito. "- Vai saber quem né?"
Mas enfim. Esse blog tem exatamente esse objetivo. Conversar um pouco sobre o que acontece com o nosso meio e também, talvez principalmente, dar ideias que poderão nos ajudar a mudar um pouco as coisas por aí.
Na verdade acredito muito e nem sei muito bem de onde veio isso, (contradizendo esse primeiro título, as vezes as razões podem até existir, mas a gente não as conhece bem) que somos todos responsáveis pela situação atual em todos os sentidos, mas também como seres pensantes que somos, temos a obrigação e toda a capacidade de mudar o que anda acontecendo conosco.
Fique claro aqui que não significa que eu queira voltar a "morar em cavernas", como já me disseram uma vez. Significa que acredito num jeito mais simples, humano, próximo, comunitário de vida.

Me proponho aqui a mostrar inúmeras ideias que fui acumulando nesses anos todos em relação ao cuidado com o meio ambiente e novas formas de construir, comer, gastar, vestir e tudo o mais que os seres humanos fazem.

Prometo ser sucinta. Aaaahhh mas as vezes é tão difícil que nem sei. Mas eu prometo tentar.

Espero, imensamente, que nossa "conversa" aconteça e que ela seja sempre "viva". Que vocês questionem seus hábitos, que essa mudança ocorra e que ela comece por você. Por todos nós.

Então .... boa leitura!